Buscar
  • Jeferson Coutinho e Virgilio Machado

Com centenas de participantes, Fórum Clima Salvador realiza evento inédito sobre mudanças climáticas

Atualizado: Set 30

Dados científicos detalham as emissões dos gases do efeito estufa dos estados nordestinos e um banco de soluções urgentes para os municípios


No ano em que O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), lançou em Genebra o Relatório especial sobre mudança climática e terra, o Fórum Clima Salvador promoveu um evento remoto intitulado “Mudança Climáticas no Nordeste e um banco de soluções urgentes para o município”. O evento, ocorrido no dia 22 de agosto de 2021, foi transmitido ao vivo pelas principais plataformas e contou com a participação de 360 ouvintes dos mais diversos segmentos da sociedade e 1.000 visualizações no Youtube. A noite foi aberta com as falas de Virgilio Machado e Leticia Moura, coordenadores do Fórum, que destacaram a posição do nordeste como região mais vulnerável do Brasil às mudanças climáticas. Tiveram participações especiais: Carolina Borges, ativista do Greenpeace e cofundadora do Fórum Clima; Tiago Porto, servidor público na Secretaria do Meio Ambiente da Bahia e atual superintendente de políticas e planejamento ambiental e Jeferson Coutinho, professor do Instituto Federal da Bahia, pesquisador no INCT IN TREE e cofundador do Fórum Clima Salvador. Além das dezenas de organizações que formam o Fórum, o evento contou com amplo apoio institucional da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, do Greenpeace e Greenpeace Salvador, da ABES Bahia (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), do IFBA (Instituto Federal da Bahia, Campus Salvador), do Ministério Público da Bahia, do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia ) e da ONG Taoca.


As palestras foram conduzidas por Renata Potenza do Imaflora, a qual é coordenadora de projeto na área de Clima e Emissões com foco em mensuração e monitoramento de carbono agrícola e florestal, implementação de práticas agropecuárias de baixo carbono e seus impactos. Também fez parte da condução da palestra a Íris Coluna, a qual atua no ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, apoiando diretamente estas esferas públicas na implantação de estratégias de enfrentamento a mudança do clima. Ambas integram a equipe do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). A noite foi marcada pela exposição inédita de dados referentes às principais atividades humanas que contribuem para emissão de gases de efeito estufa em diversas cidades do Nordeste brasileiro. E de forma muito propositiva, foram apresentadas soluções para mitigação dos efeitos causados por essas atividades. Tais soluções fazem parte de documento de 194 páginas que pode ser acessado na íntegra CliqueAqui ou através da gravação do evento no canal do Youtube do Fórum Clima Salvador com as explicações detalhadas e foco no Nordeste.


Após as apresentações, o evento ainda contou com ilustres participações nos debates, através das falas de Ordep Serra, professor Participante do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA e atual presidente da Academia de Letras da Bahia; Tânia Martins, que é coordenadora da ONG Rede Ambiental do Piauí; Carolina Lisboa, que é bióloga e jornalista, trabalhando desde 2008 com planejamento ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb)/RN e Thiago Vieira, o qual é analista de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Projeto Manejo do Uso Sustentável da Terra no Semiárido do Nordeste Brasileiro (Sergipe). Através de reflexões pautadas nos conteúdos abordados, os debatedores trouxeram pontos fundamentais para a discussão, que contou com ampla participação dos ouvintes.


Essa ação faz parte de um conjunto de estratégias de comunicação adotada pelo Fórum Clima Salvador, que vem trazendo à tona a discussão sobre as mudanças climáticas no Nordeste, através de abordagens inclusivas e com foco na ampla participação da sociedade civil, abordando as questões de forma crítica e propositiva. Saiba mais em www.forumclimasalvador.org , acompanhe as ações no Instagram do @forumclimasalvador ou entre diretamente em contato através do número institucional 71 99923-9046 ou pelo endereço eletrônico forumclimasalvador@gmail.com.

125 visualizações0 comentário
logo.png