top of page
logo.png
CAPA2.png

CARTILHA

PERDA DE ÁREAS NATURAIS E O CLIMA NAS CAPITAIS DO NORDESTE

 

Fruto do trabalho de pesquisa dos membros fundadores do Fórum Clima Salvador Bruno Vilela, professor da UFBA, Virgilio Machado e Vítor Dantas, pesquisadores UFBA, a cartilha levanta dados e compara as perdas e conservação das áreas naturais das capitais nordestinas. No segundo momento, compara as emissões dos gases do efeito estufa e a capacidade de remoção destas cidades.

 

>>  Confira, baixe o PDF

nota_pública.png

NOTA PÚBLICA

No dia 16 de julho, o Fórum Clima Salvador soltou a seguinte nota pública:

 

O Fórum Clima Salvador vem através desta nota manifestar preocupação com o que se transformou o processo de elaboração do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima de Salvador (Pmamc), apartado da sociedade. O Fórum aponta o desvio do entendimento inicial entre as partes de garantir a participação efetiva da sociedade civil na elaboração do Plano, com a expectativa de superar os velhos modelos, de cima para baixo, que, na melhor das hipóteses, abrem, com limites, os canais de diálogo para legitimar o processo e cumprir as normas legais.

 

>>  Para ler na íntegra, baixe o PDF

relatório.jpg

RISCOS CLIMÁTICOS

Neste doc, o Fórum Clima Salvador analisa, faz considerações e recomendações ao Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima de Salvador (Pmamc), consórcio contratado pela Prefeitura Municipal de Salvador com recursos do BID para elaborar o Plano durante 9 meses do ano de 2020.

O Pmamc fará duas entregas na etapa de diagnóstico: O inventário dos Gases de Efeito de Estufa de Salvador e a Avaliação de Riscos Climáticos. Este doc do Fórum Clima Salvador se refere à entrega preliminar de riscos climáticos do PMAMC.  Este RELATÓRIO é fruto de debates e palestras internas deste fórum da sociedade civil.  

>>  Clique aqui para baixar o PDF

relato.jpg

PRIMEIRO RELATO SOBRE O PMAMC

Este é um RELATO do evento inaugural de 15 de janeiro do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima de Salvador (Pmamc), etapa de elaboração. É um material de apoio fundamental para as pessoas e entidades que querem pegar o fio da meada deste processo e se inteirar das iniciativas da Prefeitura Municipal de Salvador para enfrentar as mudanças climáticas.  Neste doc, o pesquisador e ambientalista Virgilio T. Machado descreve um dia inteiro de evento organizado pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS) em parceria com o consórcio contratado. No evento, o consórcio do Pmamc apresentou a equipe técnica, as etapas de entrega, o plano de engajamento, parte dos problemas que a cidade já enfrenta com a crise climática, etc. Virgilio também anota algumas preocupações iniciais sobre o processo de construção do Plano do clima.

 

>>  Clique aqui para baixar o PDF

bottom of page